Por que terceirizar serviços administrativos?

Avatar image of
Posted by

Quando a terceirização chegou no Brasil resultou um grande impacto na consciência dos trabalhadores, uma vez que muitos empregos e profissões estavam a ponto de chegarem ao fim.

Por parte das empresas a terceirização se via muito vantajosa, já que diminuiriam consideravelmente os custos com a folha de pagamento e também as obrigações e processos trabalhistas.

Um dos serviços inicialmente a serem terceirizados foram os relacionados a recepção e manutenção do ambiente de trabalho, como limpeza, segurança e jardinagem, por exemplo. Entretanto, hoje em dia diversos serviços podem ser terceirizados.

Nos dias atuais, a terceirização ganhou espaço em diversos segmentos, principalmente os tecnológicos. Sendo que a principio as empresas que precisassem da prestação de serviços de determinados profissionais, deveriam contratá-los como CLT ou como profissionais liberais, sem direito a receber notas fiscais ou garantia dos serviços contratados.

Entretanto, ainda sim a terceirização é mal vista por muitos profissionais e muitas empresas, principalmente os com maior tempo de experiência ou empresas com as políticas mais conservadoras.

O dado mais irrelevante é que a terceirização não surgiu para prejudicar e sim para evoluir tanto as empresas como os profissionais. Já que as empresas ganham pela economia e maior segurança e os profissionais são obrigados de forma subjetiva a saírem da zona de conforto dos atuais cargos e procurarem a se especializar para conseguirem melhores oportunidades e se tornarem mais competitivos no mercado de trabalho.

As atividades de rotinas administrativas sem dúvida é uma das que mais merecem atenção pelas empresas, principalmente as de pequeno porte, já que fazem parte de cargos totalmente burocráticos e não lucrativos.

As empresas de pequeno porte, muitas vezes iniciantes nos seus segmentos de atuação devem evitar ao máximo o comprometimento financeiro, pois muitas vezes não possuem estabilidade. Vejamos a seguir por quais motivos as empresas de pequeno porte devem terceirizar suas atividades administrativas:

  • Economia na Folha de Pagamento: os serviços terceirizados podem chegar a custar até 70% a menos do que todo o desembolso financeiro arcado com a contratação de um colaborador CLT;
  • Tempo de Trabalho Ocioso: As atividades administrativas, principalmente as financeiras, geralmente não são realizadas a todo o momento como uma atividade operacional, fazendo com que o colaborador fique mais tempo ocioso e por este motivo gerando atritos desnecessários perante seus supervisores;
  • Problemas Judiciais Trabalhistas: Os cargos administrativos possuem maior probabilidade de processos judiciais trabalhistas em pequenas empresas, uma vez que é preciso muita cautela para não atribuir funções que não fazem parte das obrigações destes cargos;
  • Impedimento de Plano de Carreira: A maioria das pequenas empresas não conseguem oferecer promoções por mudança de cargo e maiores aprendizados aos profissionais administrativos, comprometendo assim a motivação destes colaboradores com mais facilidade dos que atuam em cargos operacionais;
  • Segurança: A terceirização de serviços administrativos garante maior segurança às pequenas empresas devido ao respeito íntegro ao sigilo de informações e também a padronização dos processos das atividades;
  • Praticidade: A terceirização faz parte de um movimento evolutivo e tecnológico, fazendo com que as empresas tenham maior facilidade para solicitar serviços, lhe sobrando assim mais tempo para se dedicar em atividades que realmente serão lucrativas.